Recomendações de leitura:

terça-feira, 23 de abril de 2013

Exercícios isoladores e compostos

               Trabalhar a musculatura significa oferecer ao corpo estímulos das diversas maneiras possíveis, porém, muito se fala sobre exercícios grandes (compostos) e isoladores, normalmente recomendando exercícios grandes e compostos na fase de ganho de massa muscular e isoladores na fase de definição muscular. Juntamente com este conceito ainda recomenda-se, respectivamente, baixas repetições e altas repetições. Quais levam vantagens? Exercícios grandes ou isoladores? Primeiramente, devemos saber a diferença entre os exercícios grandes e os exercícios isoladores:

               Grandes: Exercícios compostos que requisitam maior quantidade de músculos e fibras musculares, como supino (peito, deltóides e tríceps), levantamento terra (panturrilhas, tibiais, antebraços, lombares, abdominais, trapézio, costas, quadríceps e bíceps femural).

               Isoladores: Exercícios que requisitam menores quantidades de fibras e focam-se nos detalhes de músculos específicos (geralmente conhecido como o processo de "shapear" o músculo), como a rosca concentrada, a flexora, a extensora.

               Sabendo a diferença, fica fácil saber o porquê da regra existente. É óbvio que em um processo de ganho muscular, solicitar o maior número de fibras e músculos possível é conveniente, assim como na fase de definição é conveniente que se recrute especificidades dos músculos, focando em detalhes e melhorando a simetria e outros aspectos. Em ambas as fases não se deve esquecer, na verdade, de não usar apenas um tipo de exercício, massaber mesclar ambas as divisões de exercícios. No "Off Season" é prudente buscar simetria e obter detalhes, no "On Season", todavia, não é prudente apenas buscas shapeamento, mas dar estímulos grandes e inclusive de força para o corpo.

               Exemplificando um treinamento lógico, poderíamos fazer no "Off Season" algo como: Supino inclinado, supino reto, crucifixo, cross over. Perceba que evoluímos progressivamente de exercícios grandes e compostos para isoladores, afim de buscar estímulos grandes e específicos. Já em On Season poderíamos optar por: Supino inclinado com halteres, crucifixo inclinado, cross over, pech deck. Perceba que, apesar de não muito diferente, o foco começa em partes mais específicas do peitoral, mais isoladas (no caso, peitoral maior com a combinação citada). Saber mesclar tipos de exercícios é prudente para não perder as diferentes formas de estímulos no corpo e obter a musculatura densa, grande e “shapeada”.

MARCELO SENDON RISDEN
CREF: 069448-G-SP

Originalmente publicado em "Dicas de Musculação" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário