Recomendações de leitura:

domingo, 14 de abril de 2013

Corrida de rua: o esporte do século XXI


                A Corrida de rua, também conhecida como pedestrianismo, é hoje um dos esportes mais praticados no Brasil. Sua origem se perde na história da humanidade. Desde os primórdios, tem-se relatos de práticas de disputas que se assemelham com o esporte praticado hoje. Seu formato atual descende da Grécia Antiga quando, por volta do ano 490 a.C., um soldado grego chamado Pheidippides percorreu 40 km entre as cidades de Maratona e Atenas para avisar as famílias Atenienses que a Grécia havia vencido a Pérsia na Guerra Médica. Atualmente, a Maratona é disputada na distância de 42.195m.

            O pedestrianismo foi conquistando espaço entre os esportistas profissionais e, principalmente, junto a um público que antes desconhecia as ruas: o corredor amador. Nomes como Ronaldo da Costa, Marilson dos Santos e Vanderlei Cordeiro colocaram o Brasil em destaque no cenário internacional, o que fez aumentar a participação de atletas amadores a cada prova realizada no país. Segundo a Corpore (2005), houve um aumento de 490% no número de participantes nas provas realizadas pela empresa num período de 9 anos (1997 a 2005).  

            Tamanho crescimento se explica pela facilidade em se praticar o esporte, pois é preciso um par de tênis e uma estrada com o mínimo de condições para sair correndo. A corrida não restringe idade, sexo ou classe social. Todos podem praticar independente de sua condição. É também um esporte que não exige um material específico para sua prática como, por exemplo, o Tênis que exige uma quadra, raquetes e bolinhas

            Contudo, é preciso tomar cuidados para se praticar a corrida de rua.   Sabe-se que o impacto ao qual são submetidas as articulações pode causar problemas aos corredores. O excesso de treinos também pode ser um vilão e tornar o pedestrianismo um problema na vida do praticante. Para que isso não aconteça é necessário que todo praticante mantenha seus exames médicos em dia e, ao iniciar a prática, tenha a orientação de um educador físico para que a dose dos treinos não seja excessiva. Uma das ferramentas essenciais é a prática da musculação, pois tal prática dará suporte aos músculos e às articulações preparando-os para o correto amortecimento do impacto ao qual são submetidas as nossas estruturas corporais.

            Portanto, para entrar para o fascinante mundo desse esporte que multiplica seus praticantes a cada ano, basta calçar o tênis e experimentar  uma sensação que nunca mais vai abandoná-lo.


LUCAS CORREIA
Bacharel e Licenciado em Educação Fisica-UFV
Especialista em Musculação e Personal Trainer-UCB
CREF: 0313917-G/MG

Texto originalmente publicado para o evento "Circuito Via Campus de Corrida".
Imagem de ciclistas e corredores no Parque do Ibirapuera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário