Recomendações de leitura:

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Dieta e individualidade biológica

                Elaborar um programa nutricional realmente não é fácil, pois muitas pessoas esperam a indicação de um produto milagroso que resolva seus problemas ou a prescrição de uma dieta fácil para ser feita por um curto período. A maioria busca resultados rápidos e com o mínimo de esforço e não por acaso, a “indústria” da perda de peso e do corpo perfeito fatura milhões no mundo todo, as bancas de revistas e livrarias estão repletas de matérias que prometem dietas infalíveis. Um profissional sério da área da saúde jamais irá validar essas promessas, mas, na esperança de fazer as pazes com o espelho, muita gente acaba não só acreditando como colocando em risco a própria saúde.

                Independente do objetivo a nutrição exerce papel fundamental, seja para aumentar a massa muscular, reduzir a gordura corporal, melhorar performance, restabelecer o estado nutricional, otimizar o processo de crescimento em crianças ou melhorar a qualidade de vida. Será que a alimentação de um triatleta é muito diferente da alimentação de um praticante de musculação? E a dieta de um lutador de MMA pode ser comparada com a dieta de um obeso em processo de emagrecimento? A resposta é SIM: os princípios básicos serão os mesmos. Todos os nutrientes continuam sendo igualmente importantes, sendo as diferenças ajustadas de acordo com as demandas de exercícios ou fatores individuais. Em todos os casos temos que ingerir quantidades adequadas de todos os nutrientes e devemos aumentar (ou pelo menos manter) a massa/tônus muscular. Um triatleta, mesmo quando um ganho de massa muscular poderia atrapalhar seu rendimento, deve alimentar-se para não perder tecido muscular. Já o obeso deve, desde o início da dieta, fazer um trabalho de redução de gordura corporal, e não simplesmente redução do peso corporal. Já no começo do acompanhamento deve existir a preocupação de manter a massa muscular. E isso é possível com a adequada manipulação da dieta.

Por onde começar?

                Começamos entendendo o organismo e as peculiaridades de cada indivíduo e que pessoas diferentes percorrem caminhos diferentes para obter os mesmos resultados. O motivo é que, exceto pelo fato de serem seres humanos, duas pessoas serão sempre diferentes e responderão a tudo de maneira diferente. A chave do sucesso chama-se INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA e INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA.

                O tratamento quanto sua individualidade, é mais eficaz por ser feito um rastreamento de verificação de antecedentes, avaliação de aspectos bioquímicos, genéticos e sua suscetibilidade em desenvolver alguma doença ou síndrome (como no caso de pessoas obesas, quais possíveis alimentos estão causando as alterações e até mesmo o ganho de peso). Hábitos alimentares, condições em que o paciente vive como local onde trabalha, pratica atividades físicas, se esta em constante inalação de poluentes ambientais, se eles esta com inflamação, excesso de radicais livre, alterações hormonais e relaciona com as deficiências de vitaminas, minerais e fitoquímicos.


E como o paciente se beneficia com isso?

                Planos alimentares feitos baseados na individualidade bioquímica conseguem ser mais eficazes e duradouros para o objetivo do paciente além de prevenir contra as doenças. Os planos são feitos de acordo com o paciente respeitando os limites metabólicos de seu corpo e procurando meios que ajudem a melhorar qualquer tipo de sinal (sintoma como acne, queda de cabelos, dor no estomago, pele resseca, celulites, compulsão por doces, candidíase), a melhorar doenças como depressão, fibromialgia, artrite, hipotireoidismo, hipertensão e diabetes. Ajuda também o paciente que almeja o emagrecimento, ganho de massa muscular, reforçar as defesas do sistema imunológico, melhorar a memória e centenas de outros. O tratamento modula os seus órgãos para que melhore a causa do que você esta sentindo, ou qual doença está, ou do que deseja melhorar. Mais do que simplesmente indicar o que você pode ou não comer, o nutricionista é o profissional que fará um levantamento detalhado de seus hábitos alimentares e estudara as melhores formar para que você alcançar seu objetivo, sem passar por privações alimentares e carências nutricionais.

CAMILA MATICOLLI
Atendimento Nutricional e Personal Diet
Graduação em Nutrição - FIFE
Pós-Graduanda em Gastronomia e Gestão de Serviços de Alimentos - UNIP
maticollinutricionista@hotmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário