Recomendações de leitura:

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Antioxidante vitamina E


A vitamina:

               A vitamina E é um dos mais importantes antioxidantes, pois demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e o envelhecimento. Normalmente, é encontrada em multivitamínicos e fórmulas antioxidantes, mas a forma natural (d-alfa-tocoferol) é significativamente a melhor e pode ser obtida através da dieta alimentar.

               O papel principal da vitamina E é a proteção dos tecidos do corpo, visto que tem a capacidade de fazer uma espécie de “limpeza” dos radicais livres, que destroem as membranas celulares e causam diversos danos à saúde, como o envelhecimento precoce, artrite, câncer, doenças cardiovasculares entre outras.

               O Portal do Dermatologista conversou com a Dra. Maria Paula Del Nero, que contou como a vitamina E atua no organismo para proporcionar esses benefícios. “Além de suas funções antioxidantes, a vitamina E está sendo conhecida agora por ter também efeitos diretos na inflamação, regulação das células sanguíneas, no crescimento do tecido de conectividade e no controle genético da divisão celular”, explica a dermatologista.

               Nos últimos anos, as funções dessa vitamina tem se tornado ainda mais conhecidas. Alguns especialistas afirmam que ela também desempenha um papel importante no processamento de glicose no corpo e até no tratamento da TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Desempenho:

               A ação antioxidante da vitamina E é especialmente vital para os atletas, que exigem mais do corpo. A nutricionista e especialista em terapia nutricional Adriana Miranda explica o porquê: “Quando o exercício ultrapassa os limites fisiológicos pode acarretar danos ao organismo, como o aumento da produção de radicais livres. A suplementação de vitamina E protege os tecidos dos danos causados pelo estresse oxidativo (produção excessiva de radicais livres) oriundos do exercício físico, além de diversas patologias”.

               Esta vitamina essencial é responsável pela regeneração de todos os tecidos do corpo, incluindo sangue, pele, ossos, músculos e nervos. Isto claramente é necessário a todos, porém, ainda mais importante para pessoas muito ativas que treinam intensamente e levam o corpo a um esforço físico demasiado. A vitamina E pode ajudar de forma significativa as pessoas ativas a reduzirem os sintomas decorrentes do excesso de atividade física.
 

Fontes da vitamina E:

               Quem tem interesse em manter o bom funcionamento do sistema imunológico e se defender da ação dos radicais livres deve considerar a vitamina E como uma opção de consumo a ser adicionada ao dia-a-dia. Praticantes de atividades físicas e esportistas estão frequentemente levando o corpo ao limite, portanto ficam mais propensos a resfriados e infecções devido à baixa imunológica.

               O ideal é consumir a vitamina E no mesmo horário todos os dias e junto com as refeições que contenham certa quantidade de gordura para melhorar a absorção e evitar irritações estomacais. Os efeitos antioxidantes da vitamina E parecem ser potencializados quando ela é ingerida junto a outros antioxidantes, como a vitamina C, por exemplo.

               “As plantas são as únicas produtoras da Vitamina E. Logo, as principais fontes para utilizarmos na nossa alimentação são os óleos de salada, margarinas e manteigas, nozes, sementes e vegetais. É importante saber também que a vitamina E não se perde na água de cozimento, porém pode ser destruída pela fritura de imersão”, avisa Adriana.

               A nutricionista ainda acrescenta que a vitamina E tem sido utilizada topicamente como agente anti-inflamatório, para realçar a hidratação da pele e para prevenir os danos celulares causados pela luz ultravioleta (UV). “A suplementação de vitaminas em cápsulas, por sua vez, está preconizada no caso de aporte insuficiente na alimentação, ou na presença de atividades físicas extenuantes, por exemplo, onde somente a alimentação balanceada não é capaz de neutralizar o estresse oxidativo”, detalha.

Colaboraram com a matéria:

MARIA PAULA DEL NERO
Médica formada pela UNESP São José do Rio Preto
Membro da International Academy of Cosmetic Dermatology
CRM: 74.594/SP

ADRIANA MIRANDA
Nutricionista com especialização em Terapia Nutricional - UERJ
Mestranda em Nutrição Humana - UFRJ

 Texto extraido do site "Portal do Dermatologista".

Nenhum comentário:

Postar um comentário