Recomendações de leitura:

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Desvendando a batata doce

http://dietasehabitos.com.br/wp-content/uploads/2011/09/aposte-na-batata-doce.jpg
               Considerada o carboidrato ideal para atletas, supera os outros tubérculos em vários nutrientes, possuindo cinco vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata inglesa. Comparada à mandioca, ela também ganha em fibras e cálcio, assim como em proteína, fósforo e potássio. Resultado: estimula o intestino, auxilia no controle do diabetes e do colesterol e, mesmo sendo mais calórica do que a inglesa, a doce ajuda a emagrecer.

               O grande responsável por esse alimento favorecer a dieta é o amido resistente. Apesar de ser um carboidrato, ele se comporta como uma fibra insolúvel: resiste às enzimas do intestino delgado, que não conseguem digeri-lo, além de atrair as moléculas de gordura e de açúcar fazendo com que sejam absorvidas mais devagar. Por isso, o tubérculo apresenta um índice glicêmico (IG) baixo, menor que o da batata-inglesa. Esse índice mede a velocidade de entrada de glicose na circulação sanguínea após o consumo de um carboidrato. Alimentos com IG alto fazem disparar as taxas de açúcar no sangue, onde o pâncreas precisa trabalhar dobrado produzindo muita insulina, que é encarregada de levar o açúcar para dentro das células, mas, em excesso, estimula o organismo a estocar gordura. A batata doce fornece energia de modo equilibrado, sem provocar picos de glicose e demanda excessiva de insulina, o que também auxilia na prevenção e tratamento de diabetes tipo 2 e conferir maior sensação de saciedade. Você demora mais para sentir fome. Algumas pesquisas comprovam que, graças ao IG baixo, ela auxilia no emagrecimento.

               O amido resistente também derruba a fração nociva do colesterol (LDL) e o triglicérides, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares. Ao passar pelo intestino grosso, ele é fermentado pelas bactérias do bem (probióticas) e, com isso, ajuda a prevenir prisão de ventre, hemorroidas, doenças inflamatórias intestinais e câncer do cólon. Ela carrega vitaminas A e do complexo B - a primeira é essencial para a saúde dos olhos e da pele, e as demais atuam em várias frentes, em especial no sistema nervoso. A batata-doce também oferece magnésio (ativador de várias enzimas), cálcio (principal integrante dos ossos), fósforo (que traz disposição) e potássio (que mantém a pressão arterial controlada), além de apresentar betacaroteno (que quanto mais escura a polpa, maior o teor), antocianina (disponível na variedade roxa) e vitaminas C e E que são substâncias auxiliares na prevenção de câncer e combatem o envelhecimento precoce das células em geral. O sabor adocicado combina bem com canela, mel, coco e noz-moscada. Por isso a batata-doce é usada na produção de doces com sabor de infância. Mas experimente empregá-la em pratos salgados, assada ou cozida. Ela pode substituir a batata inglesa em preparações como sopa, purê e até salada. De preferência, prepare com casca, afim de preservar os nutrientes. Para ter acesso aos benefícios é preciso ingeri-la regularmente, se possível mais de uma vez por semana. Os atletas consomem com uma frequência maior: antes do treino diário, para que a energia dure mais tempo. A cada 100 gramas de batata doce encontramos 116 calorias.

Sugestão de preparo: Particularmente, adoro batata doce assada com orégano e azeite. Não é preciso cozinhá-la, apenas corte em rodelas ou em pétalas, na largura de um dedo, regre com azeite, cubra com papel alumínio durante 20 minutos. Retire o papel alumínio e doure. (O tempo com o papel alumínio varia muito de forno para forno,portanto verifique se ela esta macia, esse sera o ponto certo para retirar o papel alumínio e dourá-la.




CAMILA MATICOLLI
Atendimento Nutricional e Personal Diet
Graduação em Nutrição - FIFE
Pós-Graduanda em Gastronomia e Gestão de Serviços de Alimentos - UNIP
maticollinutricionista@hotmail.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário